DA REDAÇÃO: Deputado defende ajustes no Código Florestal que será votado na próxima semana

Publicado em 29/02/2012 14:06 e atualizado em 29/02/2012 17:26
Código Florestal: Revisão do projeto deve ser feito em cinco anos após a sanção da presidente Dilma, que pretende aprovar o texto acordado no Senado Federal. Itens anteriormente aprovados pela Câmara, como a consolidação da agricultura em APP´s, podem ainda ser restabelecidos pela maioria dos deputados.
Publicações da imprensa desta quarta-feira (29) falam de articulação política entre ruralistas e ambientalistas para aprovação do Novo Código Florestal já com previsão de que o texto seja revisto em cinco anos.

Para Homero Pereira, Deputado Federal (PSD-MT), essa idéia é boa, tanto para quem defende a produção quanto a preservação. Porém, isso não deve impedir que sejam feitas alterações no texto que veio do Senado Federal e que agora será analisado na Câmara. “Falar ‘não se mexe mais’, é uma visão caolha, de quem não quer ver o óbvio. Temos que fazer uma lei exeqüível!”, diz.

Homero é um dos líderes da frente parlamentar da agropecuária, grupo que, na hipótese de um embate mais duro na votação do texto, não irá abrir mão de defender os interesses da produção de alimentos. “Achamos um absurdo ter que tirar, num país, como o nosso, 30 milhões de hectares de área que está produzindo”, afirma.

A possibilidade de uma queda na produção de alimentos brasileira contradiz com o que José Graziano da Silva, que assumiu a direção da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), defendeu recentemente. Ele pede um aumento na produção do país, posição também defendida pela presidente Dilma Roussef.

Por: João Batista Olivi e Fernanda Cruz
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado