DA REDAÇÃO: Ferrugem asiática pode provocar quebra de 1 milhão de toneladas de soja no MT

Publicado em 02/03/2012 13:36 e atualizado em 02/03/2012 15:54
Soja: Propagação da ferrugem asiática em áreas produtoras do MT pode causar perdas de até 1 milhão de toneladas para a safra do Estado. Menor oferta e expectativa de demanda aquecida devem dar suporte de alta para o mercado.
As boas perspectivas para a safra de soja na região centro-oeste do Brasil podem estar ameaçadas com a incidência da ferrugem asiática nas lavouras do Mato Grosso.

A maior constância das chuvas no último mês, principalmente nas regiões Sinop, Sorriso e Lucas do Rio Verde, contribuiram para a propagação da doença, que pode resultar em quebra de até 1 milhão de toneladas na safra do Estado.

Comercialização

Cerca de 60% da produção já foi vendida antecipadamente. No entanto, produtores seguem retraídos atualmente aguardando novas puxadas do mercado para a concretização de novos negócios.  

Nesta sexta-feira, as cotações em Sorriso-MT voltaram ao patamar dos R$ 40,00 por saca. Os preços encontram suporte na valorização do câmbio. "Este é um bom preço se o governo não continuar aumentando os impostos", comenta.

O lado fundamental indica tendência de alta para o mercado em 2012. A quebra da safra sulista e norte-americana aliada ao provável crescimento da demanda mundial devem dar suporte positivo aos preços. Estima-se que a China aumente suas importações em cerca de 6 milhões de toneladas diante do volume comprado em 2011.

Por: João Batista Olivi e Marília Pozzer
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado