DA REDAÇÃO: Produtores de aves e suínos sentem falta de milho no Rio Grande do Sul

Publicado em 08/03/2012 14:06 e atualizado em 08/03/2012 17:33
Milho: quebra na produção do Sul do país pode comprometer o abastecimento interno do cereal. Conab afirma que haverá remanejo logístico entre estados, mas quem pagará a conta, como sempre, será o produtor.
O maior prejudicado pela falta de milho no Sul do país tem sido o criador de aves e suínos, sobretudo no estado do Rio Grande do Sul. Os altos preços do insumo reduziram a internação dos animais, já que o produtor não consegue obter lucro a partir da sua criação. Outro que também encontra dificuldades é o produtor integrado, que depende da colocação de seus animais no mercado, o que não tem sido fácil.

A falta do cereal na região do sul do Brasil teve como responsável o fenômeno La Niña, que ocasionou estiagem. Isso provocou uma quebra de 50% na produção, causando um desabastecimento no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e parte do Paraná.

O governo, agora, interveio levando o milho para os estados com deficiência. Inicialmente, foram disponibilizadas 100 sacas por produtor, o qual pode chegar a receber até 27 toneladas, desde que comprovada a necessidade (como forma de evitar especulações).

Apesar de todo esse panorama do Rio Grande do Sul, o mercado do milho enxerga recuperação. A Conab previu uma alta de 7,5% para a produção nacional de milho, devendo ficar em 61,7 milhões de toneladas. Isso mostra uma grande discrepância entre o global e o regional no Brasil.

De acordo com Carlos Bestetti, gerente de safras da Conab, o milho teve um pequeno crescimento, mas a estiagem no sul do país causou um problema regional no que diz respeito ao abastecimento. “O milho teve, este ano, um aumento na área semeada bastante significativa dado a situação de mercado que aconteceu no período da semeadura”, explica.

Por: João Batista Olivi e Fernanda Cruz
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado