DA REDAÇÃO: Novo Código Florestal precisa entrar em vigor até 16 de abril, prazo do decreto presidencial

Publicado em 14/03/2012 13:20 e atualizado em 14/03/2012 17:05
Código Florestal: ruralistas querem votação nesta quarta-feira (14) e lembram acordo de prioridade para pauta em dezembro. Decreto que isenta multas em reserva legal vence em 16 de abril, colocando na ilegalidade a maioria das propriedades agrícolas do Brasil.
Defensores do agronegócio no Congresso Nacional esperam colocar o Novo Código Florestal em votação antes de 16 de abril, data em que será encerrada a prorrogação do decreto presidencial que concedia anistia aos produtores rurais. “Sabemos que esse famigerado decreto é uma arma utilizada para poder pressionar os produtores”, diz o deputado Federal Ronaldo Caiado (DEM/GO). A multa imposta por tal decreto, de acordo com ele, inviabilizaria todas as propriedades rurais do Brasil.

O texto do novo Código espera para ser votado pela Câmara dos Deputados, após já ter sido aprovado no Senado. Durante a última apreciação no Congresso, em sessão de dezembro do ano passado, ficou estabelecido um acordo de que o primeiro tema a ser votado em 2012 seria o Código Florestal. Por isso, na opinião do deputado, não seria preciso esperar até o dia 16 de abril.

Mesmo diante da pressão dos representantes do governo, Caiado reforça a autonomia da Casa para iniciar essa votação. “Não podemos aceitar os gestos grosseiros da ministra Ideli Salvatti  [Secretaria de Relações Institucionais da Presidência] que acaba de dar uma declaração desrespeitosa à Câmara dos Deputados, dizendo que nesta semana não se vota nem nome de rua. Isso é uma descortesia com o Congresso Nacional”, afirma.

Segundo o deputado, já existe o aval do presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), para que a matéria seja votada. O que falta, apenas, é o ajuste de procedimento (identificar a quantidade de votações nominais a fim de minimizar os possíveis requerimentos regimentais que poderiam dificultar a votação).

Por: João Batista Olivi e Fernanda Cruz
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado