DA REDAÇÃO: Média histórica de chuvas em Franca mostra que safra do café não será tão volumosa

Publicado em 14/03/2012 14:07 e atualizado em 14/03/2012 18:06
Café: estoque mundial abastecido e expectativa para colheita da safra brasileira pressionam cotações e fundamento de menor qualidade do grão deixa de sustentar cotações internacionais. Apesar da crise, consumo deve continuar persistente e preços tende a se recuperar no longo prazo.
Estudo da Cocapec (Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas de Franca) revela que, no período de setembro de 2011 a março de 2012, choveu 1.047 mm. Nos últimos 62 anos, a média foi de 1.422 mm. Quem traz esses dados é Anselmo Magno de Paula, gerente do departamento de comercialização da cooperativa.

De acordo com ele, a safra será boa, mas não ótima. Ela depende de como será a granação, pois, com a última seca, é possível que o rendimento seja bem menor. Após o rally do café pelas principais regiões produtoras brasileiras, Anselmo confirmou essa expectativa: as ofertas seguem apertadas e o consumo crescente. “Esperamos que, mesmo com crise, o consumo continue persistente”, diz.

Na Bolsa de Nova Iorque, os fundos ditam a tendência para o café, deixando de lado os fundamentos, que “têm pouca validade no curto prazo”, explica. O grão depende imensamente de crédito e de grandes clientes como Estados Unidos, Europa e Japão, os quais passam por desarranjos financeiros.

Porém, a retomada dos preços deve acontecer, considerando o lado fundamental. Por isso, por enquanto, Anselmo alerta para que os produtores tenham cautela. A frustração atual não pode trazer desespero a ponto de provocar o efeito manada, no qual todos decidem por vender. “Não é o fim dos tempos!”, tranqüiliza Anselmo.

Por: João Batista Olivi e Fernanda Cruz
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado