DA REDAÇÃO: Apesar da queda na CBOT, soja continua rentável, pondera Flávio França Jr.

Publicado em 20/03/2012 13:37 e atualizado em 20/03/2012 17:43
Soja: terça-feira é novamente de realização de lucros em Chicago, com mercado acompanhando queda no financeiro e ausência de novidades para as exportações. Volatilidade deve continuar no curto prazo, mas suporte fundamental tende a permanecer nas cotações. Produtor pode aproveitar combinação entre câmbio, prêmio e CBOT em alta para participar do mercado.
Soja registra forte queda nesta terça-feira, dando continuidade a uma baixa que teve início com a realização de lucros desta segunda-feira (19). Porém, um somatório das variáveis proporciona uma situação muito favorável para o produtor brasileiro. Preços sólidos, prêmio alto e câmbio acima de R$1,80, formam um conjunto capaz de amenizar as perdas na Bolsa de Chicago.

“É muito raro, na formação do preço no mercado interno, você ter a combinação”, afirma Flávio França Jr. A realização de lucros desta terça-feira teve a pressão do financeiro e a ausência de notícias sobre novas exportações como razões primordiais. A baixa veio, pois o mercado se acostumou, nas últimas três semanas, com boas notícias de vendas da China. A falta de novidades causou certo contraste.

As previsões de demandas permanecem consistentes com a quebra na safra sul-americana. No momento, a oferta da América do Sul, porém, perdeu força na definição dos preços. A demanda nos Estados Unidos é o que tem preocupado mais o mercado.

Relatório do USDA – No dia 30, sai o relatório de intenção de plantio nos Estados Unidos. A partir dessa previsão de oferta da oleaginosa, o mercado irá balizar o caminho a seguir. Flávio França acredita num perfil de relatório altista para a soja.

Por: João Batista Olivi e Fernanda Cruz
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado