DA REDAÇÃO: Valorização dos grãos em Chicago reflete USDA altista da semana passada

Publicado em 02/04/2012 13:48 e atualizado em 02/04/2012 15:22
Grãos: mercados ainda refletem relatório altista do USDA e operam com ganhos em Chicago nesta segunda-feira. Momento é excelente para produtor travar negócios, pois consultor alerta para movimento de realização destes lucros nos próximos 15 dias.
O Relatório do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) divulgado na sexta-feira (30) segue impulsionando altas na CBOT também neste início de semana. Os números apontaram uma redução de 1,4% na área plantada da soja nos Estados Unidos e o aumento de 4,8% na área de milho. Apesar dessa elevação para o cereal, houve uma queda inesperada de 8% nos estoques do país em relação ao mesmo período do ano passado.

De acordo com Vlamir Brandalizze, analista de mercado, durante as próximas duas semanas, a soja deve manter os bons preços. Nesse período, o mercado deve consolidar as recentes perdas. Depois, a oleaginosa sofrerá uma inevitável realização de lucros por parte dos investidores. Daí para frente, outras mudanças no mercado dependeriam de novos fatores, como uma queda de temperatura nos Estados Unidos e a possibilidade de geada em regiões onde a soja já foi plantada.

Nesta segunda-feira, a soja no porto de Paranaguá está sendo vendida por R$ 58 e em outros portos a até R$ 59, os melhores níveis dos últimos meses de toda esta safra. Esses valores trazem rentabilidade para o produtor, muitos meses antes, inclusive, da evolução do plantio. Por isso, na avaliação de Brandalizze, esta semana é considerada ideal para a venda. 
Por: João Batista Olivi e Fernanda Cruz
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado