DA REDAÇÃO: Fertilizantes estão mais caros para o agricultor, mesmo com qualidade duvidosa

Publicado em 04/04/2012 14:18 e atualizado em 04/04/2012 17:40
Fertilizantes: insumos acompanham alta dos barris de petróleo e encarecem relação de troca para produtor. Nitrogenados sobem aproximadamente 10% somente neste começo de ano.


A cadeia produtiva do agronegócio se assusta com a alta registrada no custo de produção por conta dos fertilizantes. Somente nas últimas semanas, a Companhia Nacional de Abastecimento (CNA) constatou uma elevação de 10% no teor dos químicos com composição de nitrogenados. Além de estarem mais caros, os produtores também não tem garantia sobre a qualidade desses produtos.

Segundo o assessor técnico da CNA, Bruno Lucchi, já foi possível constatar em um levantamento prévio que o principal insumo para conter pragas das lavouras se valorizou em 9% entre 2010 e 2011. O principal responsável está na alta da cotação do barril do petróleo, negociado hoje a US$ 125.

Outra exigência para com o governo federal é aumentar a fiscalização da qualidade dos defensivos agrícolas, a fim de garantir melhor proteção às lavouras brasileiras. Novos produtos também são impedidos de entrar no mercado e, talvez, baratear os gastos, demoram até 6 anos para serem liberados, quando o prazo máxima deveria ser de até 180 dias.

Por: João Batista Olivi e Juliana Ibanhes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado