DA REDAÇÃO: Terceiro dia seguido de queda do café em NY não tira tendência altista do grão para o longo prazo

Publicado em 05/04/2012 19:29
Café: Apesar do terceiro dia consecutivo de baixa para o café, quedas durante a semana foram pequenas. Resultado final, portanto, foi positivo ainda mais com financeiro influenciando negativamente. Estoques baixos mantêm tendência altista do café no longo prazo.
Na Bolsa de Nova Iorque, o café foi motivo de preocupação para o produtor nessas últimas três sessões consecutivas, devido às perdas. Porém, o analista de mercado Gil Barabach acredita que a queda para o café tenha sido pequena no decorrer da semana. Assim, o resultado final do período foi positivo, “o mercado está um pouco melhor”, afirma.

O café vem se sustentando nos fundamentos: a safra brasileira será suficiente apenas para reposição dos estoques baixos. Impactando negativamente, por outro lado, existe a concorrência de investimentos com outras commodities mais atrativas e o investidor, além disso, reagindo com cautela diante das incertezas com a crise da Europa.

Outro problema para as exportações do grão é a recente revisão para baixo no crescimento da China. Portanto, é sempre preferível que o produtor aproveite as oportunidades que aparecem no mercado, recomenda Barabach, a fim de diluir os riscos de prejuízos no futuro.
Por: Raphael Salomão e Fernanda Cruz
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado