DA REDAÇÃO: Cenário de menor oferta de feijão deve sustentar os preços ao longo do ano

Publicado em 10/04/2012 14:16 e atualizado em 10/04/2012 17:34
Feijão: menor oferta eleva o preço do grão no Brasil e falta da variedade obrigará aumento das importações de feijão preto da Argentina e China. Cenário de firmeza deve continuar pelas próximas 90 dias, antes do início da colheita da safra. Momento é oportuno para produtor cultivar outras variedades além do carioca.


Diante da diminuição na oferta de feijão de primeira safra e preços elevados, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) estima que a segunda temporada deste ano tenha um incremento de 3,1% na área das regiões produtoras como Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás. Outro levantamento também aponta maior necessidade de importação do grão preto da Argentina e da China, mas países somam perdas na produção e cenário torna-se oportuno para brasileiros investirem em novas culturas.

Por outro lado, o Brasil insiste em investir apenas na variedade carioca e, como alerta Marcelo Lüders, da Correpar, em 90 ou 100 dias o excesso da oferta pode derrubar os preços. Assim, vale a pena optar por outras variedades, estimulado também pelo consumo, uma vez que a expectativa é de preços ainda mais altos no segundo semestre de 2012.

Vale lembrar que o mercado vinha amargando péssimos preços, o que desestimulou o produtor a cultivas feijão neste início do ano, priorizando área plantada com soja e milho. Agora a situação é inversa: diante dos excelentes preços, quem investir em feijão que bate hoje na média a ser comercializada em R$ 200 por saca de 60 quilos do carioca, é melhor remunerado do que quem irá colher a safrinha de milho.

Lüders aposta em um cenário muito confortável para os preços pagos ao produtor durante todo o ano de 2012.

Por: João Batista Olivi e Juliana Ibanhes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado