DA REDAÇÃO: Com fiscalização da Receita, oferta de alho chinês diminui e preços seguem firmes para produtor brasileiro

Publicado em 13/04/2012 10:17 e atualizado em 13/04/2012 12:07
Alho: Mercado é altista com maior controle sobre entrada de produtos importados e menor oferta da China e Argentina. Renovação do antidumping acontece em novembro deste ano.
Mercado do alho se encontra bem mais estável do que há três meses. Oferta de alho da China vem diminuindo desde janeiro e oferta da Argentina também apresenta recuo, além de ter menor qualidade. 

Mercado do alho nacional teve pequeno aumento, oscilando entre R$40 e R$45 para o alho 5 e 6, o que representa um custo satisfatório para o produtor, cobrindo os lucros de produção, apesar de não oferecer margem de lucro. 

Melhores preços também são reflexos da fiscalização da Receita Federal à entrada de alho da China, que chegava ao Brasil sem pagar impostos, tirando competitividade do produto brasileiro. 
Nos próximos meses, mercado deve se balizar pela oferta da China, mas ainda assim controle da Receita ajudará no controle dos preços. 

Antidumping

Vencimento do antidumping acontece em novembro de 2012 e processo de renovação já foi iniciado. A medida iguala os preços do alho chinês ao produzido no Brasil. 
Por: Ana Paula Pereira
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado