DA REDAÇÃO: Maturação desigual e doenças prejudicam produtividade de cafezais em Coromandel (MG)

Publicado em 27/04/2012 11:34 e atualizado em 27/04/2012 13:53
Safra Café: Em Coromandel (MG) cafezais tem maturação desuniforme devido à seca. Forte calor na florada também prejudica lavouras. Quebras podem atingir até 15% da produção.
Cafezais em Coromandel (MG) têm desenvolvimento regular, apesar dos problemas climáticos. Região teve seca na florada, com reflexos em uma maturação desigual, com 50% da lavoura totalmente verde. Com isso, colheita que deveria começar no final de maio irá atrasar. 

Segundo gerente de café do sindicato rural do município, Silvio Nisizaki, preços quase não remuneram mais o produtor, pois custos estão elevados. 

Região também terá problemas em relação à qualidade e à renda. No final de fevereiro até o meio de março região sofreu com grande seca e com altas temperaturas, resultando em problemas fisiológicos nas plantas, e dificultando o enchimento de grãos. “Existe uma quantidade grande de grãos miúdos, outros mal formados e câmaras vazias”, explica Nisizaki. 

Algumas lavouras estavam com uma carga elevada e devido à alta temperatura tivemos problemas com entrada da cercóspora. 

Cerrado mineiro normalmente produz até 4 milhões de sacas de café e com todos os problemas perdas podem chegar até 15% nos cafezais. Segundo Nisizaki, perdas ainda podem aumentar. 
Por: Ana Paula Pereira
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado