DA REDAÇÃO: Chuvas no Paraná consolidam produção de 31 milhões de toneladas de milho no Paraná

Publicado em 30/04/2012 14:23 e atualizado em 30/04/2012 16:53
Milho: chuva deve consolidar uma produtividade de 31 milhões de toneladas no Paraná. Volume é recorde e traz esperança de renda para produtores que amargaram prejuízos na safra de verão com adversidade climática.
Produção recorde de milho safrinha no Paraná, estimada em 31 milhões de toneladas, foi beneficiada pelas chuvas que chegaram a 220 milímetros durante os últimos cinco dias. De acordo com Onóbio Werner, engenheiro agrônomo da Emater, as lavouras enfrentaram tempo seco no início do plantio, mas, na última quinzena do mês, a chuva retornou com boa intensidade. Esse fator já garante uma consolidação dos números da safrinha do cereal.

A única condição climática prejudicial à safra do milho seria o frio intenso. A previsão é de que ele se concentre na região central do estado, onde não há milho safrinha plantado. Localidades produtoras, que ficam extremo no oeste do Paraná, não estão no foco do frio intenso.

Com isso, o otimismo dos produtores aumentam, ainda mais porque eles contam com os rendimentos da safrinha para saírem do prejuízo advindo das perdas do verão. A idéia é “aumentar a liquidez e fazer capital de giro para entrar na próxima safra sem prejuízo”, explica Werner.

Por: João Batista Olivi e Fernanda Cruz
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado