DA REDAÇÃO: Exportações brasileiras de açúcar têm queda acentuada no mês de abril

Publicado em 03/05/2012 14:14 e atualizado em 03/05/2012 16:52
Açúcar: Final de safra e atraso da moagem proporcionam queda nas exportações brasileiras em abril. Para analista, situação é momentânea e não está vinculada à queda dos preços internacionais.
A Secex (Secretaria do Comércio Exterior) divulgou forte queda nas exportações de açúcar bruto pelo Brasil no mês de Abril. Foram embarcadas 434,5 mil toneladas neste ano, número 162% menor do que o registrado no mesmo período de 2011: 1,14 milhão. 

O açúcar refinado também sofreu redução, passou de 162,5 mil toneladas no ano passado para 114 mil toneladas este ano. Segundo João Oswaldo Baggio, do Grupo HFreitas/G7 Agro, essas baixas têm relação com o final da safra e a maior preocupação com o cumprimento de contratos. Sendo assim, a queda seria momentânea e não estaria ligada à baixa nos preços internacionais do açúcar.

No mercado externo, Rússia e Cazaquistão devem comprar menos, por terem produzido uma safra melhor este ano. Já a Índia passa pelas mesmas dificuldades que o Brasil: estiagem. As chuvas no país caíram em 59%. Com isso, a Índia poderá ter as exportações proibidas, o que faria os preços mundiais subirem.
Por: Mariane de Luca e Fernanda Cruz
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado