DA REDAÇÃO: Com estimativa do USDA, projeção para safra 2012/13 é de redução ainda maior

Publicado em 10/05/2012 13:56 e atualizado em 10/05/2012 16:36
USDA: relatório não surpreende mercado, mas confirma redução na produção dos EUA para a soja e aumento muito grande para o milho. Projeções estimam escassez de soja no mercado mundial e garantem preços elevados até a próxima temporada na América do Sul, em contrapartida, cenário é extremamente baixista para o milho.
O dia foi movimentado para a soja nesta quinta-feira, com a divulgação de diversas estimativas: relatório do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) e do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O analista de mercado Carlos Cogo definiu que as projeções vieram em linha com o esperado pelo mercado. Mas, ele destaca que os números do USDA para a temporada 2012/2013 reforçam o cenário de alta da soja e de forte baixa para o milho. 

Os estoques finais nos Estados Unidos foram reduzidos para 5,7 milhões de toneladas, um volume já expressivamente baixo. Agora, o USDA projeta para a safra 2012/13 um estoque de 3,9 milhões de toneladas, o que afetaria seriamente a disponibilidade da oleaginosa no mundo.

Portanto, o cenário que já se mostra apertado para a soja neste ano, não terá alivio na próxima temporada, mesmo ao considerar uma recuperação da safra sul-americana. Estão sendo esperados preços acima de US$14/Bushel e um quadro muito altista.

Para o milho, entretanto, vem sendo estimado uma elevação de 9% na comparação com a safra mundial anterior. De acordo com o Conselho Internacional de Grãos, a projeção da safra 2012/13 ficou em 946 milhões de toneladas. 

Nos Estados Unidos, a área ocupada pela safra de milho terá aumento de 4,5%, somando um volume de 376 milhões de toneladas. Com isso, já está sendo esperada uma grande redução de preços para o cereal.
Por: João Batista Olivi e Fernanda Cruz
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado