DA REDAÇÃO: Mercados de commodities reagem à possibilidade de saída da Grécia do bloco europeu

Publicado em 14/05/2012 14:07 e atualizado em 14/05/2012 16:03
Câmbio: Grécia volta a assustar mercado financeiro diante da dificuldade de eleger um novo primeiro ministro para controlar o país. Especuladores movimentam forte as bolsas nesta segunda-feira, mudando posições para ativos mais seguros como o dólar.
Grécia assusta mercados nesta segunda-feira, com partidos de oposição sugerindo que o país saia da comunidade européia. De acordo com o corretor Mário Batistel, o Banco Central Europeu já se pronunciou dizendo que não se opõe à saída grega. Porém, enfrentando dificuldades para eleger um primeiro ministro, a Grécia não tem liderança para decidir pela questão.

Câmbio – Com o dólar a R$ 2, o produtor brasileiro que exporta é beneficiado, mas também enfrenta a alta dos insumos, como fertilizantes, que precisam ser importados. No entanto, Batistel explica que esse encarecimento é compensado no momento da exportação.

Para o Brasil, alta poderá ser benéfica já que minimizará a importação de quinquilharias da China, fortalecendo, assim, a indústria nacional. Batistel, porém, acredita que o governo deverá intervir em breve, vendendo dólares e fazendo com que a sua cotação caia.
Por: Fernanda Cruz
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado