DA REDAÇÃO: Lavouras de soja dos EUA poderão ser afetadas por problemas climáticos

Publicado em 15/05/2012 13:30 e atualizado em 15/05/2012 15:49
Soja: mercados tentam se recuperar nesta terça-feira em Chicago depois das recentes perdas estimuladas pela macroeconomia. Apesar do avanço no plantio da safra nos EUA, previsão para problemas climáticos deve somar no cenário positivo das cotações até a definição dos estoques no segundo semestre.
A soja nos Estados Unidos, que teve o plantio em 46%, conforme o relatório do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), poderá ser afetada por condições climáticas desfavoráveis (tempo quente e seco) durante 14 dias, afirma Daniel D’Avilla, analista de mercado.

Com as safras brasileira e argentina praticamente definidas, resta aos EUA determinarem os rumos da oleaginosa na Bolsa de Chicago no lado dos fundamentos. Por esse motivo, o mercado registrou alta na CBOT nesta terça-feira, fazendo uma correção das perdas dos últimos dias, que foram puxadas por problemas no financeiro internacional.

Na última sexta-feira (11), o mercado temia que a economia mundial estivesse prestes a mergulhar numa recessão semelhante à de 2008. Mas, na opinião de Daniel D’Avilla, uma crise como essa estaria fora de cogitação, embora a situação da Grécia seja séria e a solução para ela ainda esteja distante. 
Por: João Batista Olivi e Fernanda Cruz
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado