DA REDAÇÃO: Soja realiza lucros, enquanto trigo mostra forte recuperação em Chicago

Publicado em 18/05/2012 13:36 e atualizado em 18/05/2012 16:00
Grãos: soja realização lucros nesta sexta-feira em Chicago, enquanto o trigo ganha forte e puxa o milho para a alta. Risco climático deve influenciar as cotações dos cereais no curto prazo. Já a oleaginosa acompanha instabilidade no mercado financeiro.
Os preços da soja estão pressionados nesta sexta-feira na Bolsa de Chicago. A realização de lucros acontece após forte valorização no mercado da oleaginosa. Segundo Daniel D’Avilla, analista de mercado, entre os motivos da queda estão rumores de que a China poderia voltar ao mercado interno para fazer leilões. O governo chinês estaria colocando 600 mil toneladas e ainda há uma grande expectativa de que sejam comercializados de 3 a 4 milhões de toneladas durante o verão. Isso “tira um pouco do interesse do mercado internacional”, explica.

Os problemas financeiros da Europa, que poderiam causar uma recessão, interferem negativamente o mercado da soja. Porém, a oleaginosa ainda encontra muita sustentação, conforme avalia D’Avilla: “a soja tende a andar independente da macroeconomia”, diz.

Segundo o analista, os especuladores deixaram o mercado de commodities e permaneceram apenas quem, de fato, precisa da oleaginosa. A manutenção dos preços está garantida, em função dos estoques curtos e a chance de haver um problema climático nos Estados Unidos. 
Por: João Batista Olivi e Fernanda Cruz
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado