DA REDAÇÃO: Dados positivos de exportação de soja dão tom positivo ao mercado em Chicago nesta quinta-feira

Publicado em 24/05/2012 13:42 e atualizado em 24/05/2012 16:53
Soja: dados positivos de exportação dão tom positivo ao mercado em Chicago nesta quinta-feira. Já os cereais realizam lucros enquanto a situação climática nos EUA ainda não se define. Instabilidade na macroeconomia diante da crise na Grécia também continua mexendo com o mercado.
A soja nesta quinta-feira apresentou alta, enquanto o milho teve forte declínio. Na opinião do analista Daniel D’Ávilla, dados positivos sobre a exportação da oleaginosa e negativos com relação ao milho influenciaram na Bolsa de Chicago. Além disso, há o peso da macroeconomia, que ajuda a alterar o mercado, deixando-o confuso.

Outro fator que tem trazido confusão aos investidores são as condições climáticas nos Estados Unidos. Enquanto o sistema climático norte-americano prevê umidade, o europeu diz que as lavouras enfrentarão clima seco e quente.

Quanto aos problemas econômicos na Zona do Euro, existem, no Brasil, duas correntes de pensamentos. A mais pessimista acredita que a Europa vai falir. Já a linha positiva, enxerga na China um mercado comprador contínuo e que não deve reduzir as importações apenas em função de uma forte crise.

O país, inclusive, elevou a sua capacidade de esmagamento de 75 milhões de toneladas para 120 milhões de toneladas. Atualmente, as importações chinesas somam entre 56 e 58 milhões de toneladas, o que significa que ainda há um espaço muito grande para a expansão das compras.
Por: João Batista Olivi e Fernanda Cruz
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado