DA REDAÇÃO: Soja se recupera em Chicago com notícias de compras da China

Publicado em 25/05/2012 13:37 e atualizado em 25/05/2012 17:30
Soja: após iniciar a semana com fortes perdas, cotações tem novo dia de recuperação em Chicago. Demanda chinesa e calma na macroeconomia colaboram para o cenário, mas ainda falta novidade para preços voltarem a subir com solidez no curto prazo.
A recuperação dos preços da soja na Bolsa de Chicago, que teve início nesta quinta-feira, foi ligada a noticias de grandes compras da China, que adquire o produto dos Estados Unidos. Somente em Maio, as importações do país devem chegar a 7,2 milhões de toneladas. Nem mesmo recentes rumores de que o país cancelaria contratos, tirou a convicção dos analistas de que as compras continuariam de forma agressiva.

Steve Cachia, analista de mercado, pensa exatamente dessa maneira. “Isso (rumores de cancelamento de contratos) não chegou a preocupar a gente, porque a gente sabe que a demanda na China continua bastante forte, independente de uma crise econômica”, diz. 

Depois que o mercado da oleaginosa alcançou a marca de US$15/Bushel, sofreu quedas bruscas, em função de incertezas econômicas da Grécia e Zona do Euro. A alta desta sexta-feira, por sua vez, veio com uma recuperação e calmaria no mercado financeiro internacional.

Clima nos EUA – Nas regiões produtores norte-americanas, o desenvolvimento das lavouras está sendo considerado excelente, incluindo o ritmo de plantio. Apenas o trigo no sul do cinturão de soja e milho dos Estados Unidos foi afetado pelo clima seco. 
Por: João Batista Olivi e Fernanda Cruz
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado