DA REDAÇÃO: Em Santa Catarina, Código Florestal sancionado por Dilma Rousseff é bem recebido

Publicado em 28/05/2012 14:16 e atualizado em 28/05/2012 18:00
Código Florestal: Mudanças trazidas pela MP, publicadas após os 12 vetos de Dilma ao projeto agradam aos produtores rurais de SC. Alterações beneficiam agricultura familiar, que representa 90% das 200 mil propriedades do estado.
O Presidente do Sindicato Rural de Xanxerê, Enori Barbieri, temia as mudanças no Código Florestal brasileiro, sobretudo no que diz respeito à fragilidade dos pequenos produtores rurais de seu estado. Por abrigar 90% das propriedades em caráter de agricultura familiar (cerca de 200 mil propriedades de lá possuem até 50 hectares), a questão da proteção a esses trabalhadores era vista como um ponto na importante na nova lei.

Porem, após analisar a publicação no Diário Oficial que trouxe nesta segunda-feira o detalhamento dos vetos da presidente ao Código Florestal, Barbieri considerou as alterações positivas. “O que foi mudado pelo governo atende muito mais que o (projeto) da Câmara”, diz. Ele ainda lembra que o novo texto se assemelha muito ao já existente em Santa Catarina, o Código Ambiental local. 

Barbieri acredita, inclusive, que o senador Luiz Henrique (PMDB/SC) – governador de SC na época da criação da lei estadual – tenha influenciado a elaboração da MP (Medida Provisória). A expectativa dos produtores desse estado, agora, fica por conta de que ainda possa haver alguma modificação no Congresso em favor do setor produtivo.
Por: Kellen Severo e Fernanda Cruz
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado