DA REDAÇÃO: Frente Parlamentar encaminha 50 emendas à MP do Código Florestal

Publicado em 30/05/2012 14:05 e atualizado em 30/05/2012 16:54
Código Florestal: FPA apresentará até sexta-feira (1º) 50 emendas para incrementar texto sancionado pela presidente Dilma Rousseff. Entre pedidos, parlamentares pedem ajustes da recomposição das médias propriedades.
O texto do Código Florestal brasileiro sancionado pela presidente Dilma Rousseff, assim como a medida provisória, deixaram os pequenos produtores bastante tranqüilos, “o Código Florestal atendeu a grande maioria dessas demandas”, diz o deputado federal Luis Carlos Heinze (PP/RS). Porém, alguns anseios, sobretudo dos médios produtores, precisam ainda ser atendidos.

Por isso, nesta terça-feira (29), a Frente Parlamentar da Agropecuária se reuniu com o objetivo de criar emendas à MP de Dilma. Ao final, foram contabilizados 50 novos dispositivos. Entre os principais deles há um que ampara o médio produtor na questão das distâncias de margens de cursos d’água. 

Pelo projeto sancionado, quando a propriedade tem de zero a um módulo, a distância mínima das margens deve ser de 5 metros. Já para 1 a 2 módulos, o recuo deve ser de 8 metros. Entre 2 e 4 módulos a distância fica em 15 metros. A idéia da FPA é estender essa última metragem (15 metros) para os donos de terras com 2 a 10 módulos. Assim os médios produtores seriam beneficiados.

Outro fator importante a ser esclarecido nessas emendas diz respeito à definição do que é um curso d’água permanente, já que muitos dos cursos não têm esse caráter. Uma terceira questão é o pagamento de indenizações aos produtores que forem prejudicados com redução do tamanho em sua propriedade. “A sociedade brasileira, como um todo, tem que ajudar a pagar, não pode só o produtor perder a sua terra”, afirma o deputado.
Por: Kellen Severo e Fernanda Cruz
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado