DA REDAÇÃO: Prazo para liberação do dinheiro do Funcafé encerra nesta semana

Publicado em 04/06/2012 09:31 e atualizado em 04/06/2012 14:35
Se o cafeicultor souber estocar seu café, o preço dos grãos vai se recuperar
De acordo com Armando Matielli, presidente do Sincal (Associação dos Sindicatos Rurais das regiões produtoras de Café e Leite), as verbas do Funcafé devem ser liberadas nessa semana e no decorrer da próxima. A informação, segundo ele, veio de Edilson Alcantara, diretor do Depto de Café do Ministério da Agricultura. Para Matielli, o produtor tem que ficar atento e não se apressar na hora de vender os grãos."Vamos financiar esse café,vamos nos agentes financeiros. Estamos já na entrada de um período de geada, com estoques baixos, então temos que tomar cuidado e não sair vendendo às pressas. Quem vai fazer o preço do café é o produtor. Se ele vender os grãos lentamente, financiar esse café, nós vamos fazer o preço subir. Está nas mãos do produtor", argumenta.

Matielli  orienta os produtores a procurarem de imediato seus agentes financeiros,cooperativas financeiras e bancos,e começarem a fazer suas propostas.

Outro ponto importante é que no mercado internacional os estoques estão baixos, e a produção nos outros países caiu muito.O Brasil,que tem uma boa safra, é quem tem que determinar o preço do café mundial, segundo Matielli. A instrução, então, é controlar o fluxo através do financiamento. "Acredito que o Funcafé saia rápido para regularmos o fluxo e aumentarmos o preço do café, que está nas mãos do produtor.Se o cafeicultor souber estocar seu café, o preço vai recuperar",finaliza.
Por: Thaís Jorge e Kellen Severo
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado