DA REDAÇÃO: Recurso do Funcafé ainda não foi liberado para os produtores

Publicado em 05/06/2012 14:11 e atualizado em 05/06/2012 16:52
Café: Funcafé ainda não foi liberado para produtor fazer estocagem, mostrando que burocracia se repete por anos. Mercado continua sem perspectiva de melhora. Expectativa de acesso ao dinheiro deve acontecer apenas em meados de julho, quando não se fará necessário.
O dinheiro do Funcafé ainda não foi liberado para o produtor fazer a estocagem do café e essa falta de recursos continua prejudicando o setor cafeeiro. De acordo com Sílvio Marcos Altrão Nisizaki, diretor de café do Sindicato Rural de Coromandel, Minas Gerais, não se trata de nenhuma surpresa. "Isso já era esperado, já é uma tradição acontecer, o dinheiro chegar no momento em que não é mais necessário", afirmou o diretor.

Ainda segundo Nisizaki, essa é uma situação que se repete ao longo dos anos e mesmo diante da reivindição de entidades ligadas à cadeia produtiva do café, o cenário não muda. "O produtor já sabia que isso ia acontecer, todos os anos acontece isso. O ano passado também tivemos o mesmo problema, e o dinheiro foi sair lá para setembro", disse Nisizaki, confirmando a chegada do recurso fora de hora.

A expectativa é de que esse ano o dinheiro seja liberado em meados de julho. Com isso, o setor continua sem perspectiva de melhora até lá, pois os produtores acabam tendo que vender seu café  a preços menores já que não contam com recursos para estocagem adequada, mas ainda assim precisam arcar com suas despesas.

Por: Kellen Severo e Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado