DA REDAÇÃO: Produção de grãos no Paraná não foi prejudicada pelo excesso de chuva

Publicado em 06/06/2012 09:23 e atualizado em 06/06/2012 18:32
Milho: Excesso de chuva no Paraná não prejudicou produção dos grãos.Preços ainda estão estagnados devido à expectativa de uma grande safra, mas mercados externo e interno estão equilibrados.Boa notícia da semana é a abertura de mercados da China para o milho brasileiro.
O alto volume de chuvas registrado no Paraná prejudicou algumas regiões na área urbana mas foi benéfico para a produção de grãos. Segundo o presidente da COAMO,José Galassini,"choveu muito no estado, cerca de 80 até
200 milímetros, mas a região do milho não foi tão afetada".
 
O produtor agora está preocupado com possíveis geadas durante o inverno, inclusive com uma massa de ar polar atingindo a região nos próximos dias . Mas os produtores estão otimistas e à espera de uma grande safra. "Nós já temos algumas regiões prontas, como no oeste do Paraná,e no Mato Grosso do Sul o milho já está bem adiantado, então vai ter muito milho", disse Galassini.
 
A previsão de consumo para o mercado brasileiro é de R$ 50,2 milhões, para uma produção estimada pela Conab de 67 milhões de toneladas, entre safra e safrinha e outros 9 milhões de toneladas em estoque. Para equilibrar o mercado seriam necessárias exportações de pelo menos 12 milhões de toneladas, que podem ser atingidas com apoio do governo através do PEP (programa de escoamento de produto) e com incremento de vendas para a China.  De acordo com Galassini, essa semana, a grande novidade foi  a abertura dos mercados da China para o milho brasileiro e que a consolidação deste mercado depende apenas de algumas questões sanitárias.
"A China poderá comprar grandes volumes de milho, com isso esperamos aumentar os preços.
Por: Kellen Severo/ Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado