DA REDAÇÃO: Paralisação geral na Argentina mostra a força e união dos produtores rurais

Publicado em 08/06/2012 17:47 e atualizado em 08/06/2012 19:41
Paralisação na Argentina: quase 100% dos produtores rurais aderem greve de uma semana e interrompem a comercialização de todos os produtos agropecuários. Apesar de não ter nenhuma cosequência econômica no curto prazo, ação mostra força e união do setor .
As principais entidades patronais da agropecuária da Argentina decretaram, desde ontem, uma paralisação geral, que deve durar até o próximo dia 12 de junho. De acordo com o analista da AgriPAC, Pablo Adreani, quase 100% dos produtores aderiram à greve.

Para Adreani, a paralisação, de cunho político com fundamentos econômicos, ainda não reflete diretamente no mercado doméstico. “Precisaria de um mês ou mais para complicar a situação do mercado”, destacou o analista.

A greve também não traz nenhum benefício para os produtores, o governo argentino não voltará atrás na sua decisão, e as medidas serão mantidas. “Faz dois anos que o governo vem provocando os produtores, aumentando os impostos e nos últimos quatros anos os produtores perderam mais de US$ 10 milhões de dólares”, afirmou Adreani.

Por enquanto, a paralisação tem como objetivo mostrar a força dos produtores, a união da classe produtora na Argentina e também a insatisfação dos produtores rurais com as medidas do governo.

Por: Aleksander Horta / Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado