DA REDAÇÃO: Colheita de café começa com dificuldades no Paraná

Publicado em 14/06/2012 10:40 e atualizado em 14/06/2012 14:38
Café: Paraná começa colheita, mas chuvas intensas derrubam grãos e diminuem qualidade e produtividade. Atraso na entrega dos recursos do Funcafé pioram quadro da cafeicultura local, aumentando oferta do produto e pressionando ainda mais as cotações.
Município de Cornélio Procópio (PR) dá início a colheita de café, mas excesso de chuvas dificultam avanço. As precipitações também derrubam grãos, comprometendo a qualidade e causando prejuízos. A produtividade esperada média é de 30 sacas por hectare. 

De acordo com Floriano José Leite Ribeiro, Presidente do Sindicato Rural do município, a perda já é relativamente acentuada, não só em qualidade, mas também em volume.

Os recursos do Funcafé, que foram mais uma vez adiados e têm previsão de liberação amanhã (15), junto com o Plano Safra, seriam uma ajuda aos produtores, que estão sendo forçados a vender os grãos. Segundo Floriano, o produtor está descapitalizado e precisa muito desse recurso. Ele argumenta que cerca de 55% a 65% da despesa de uma propriedade café se dá durante a colheita, e o produtor nesse momento se vê obrigado a vender seu café rapidamente para honrar seus compromissos. "Como não chegam os recursos, o produtor força a venda e o mercado fica pressionado, provocando quedas diárias", comenta. "Continuamos na expectativa de que o Governo honre sua obrigação para que os produtores não continuem a vender sua produção desordenadamente", completa.

A orientação é segurar o café o máximo possível, guardando os grãos para vender depois.
Por: Thaís Jorge e Ana Paula Pereira
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado