DA REDAÇÃO: Crise européia preocupa e mercado deve continuar volátil

Publicado em 15/06/2012 09:21 e atualizado em 15/06/2012 11:45
Crise na Europa: Situação é muito difícil e não se conserta em horizonte menor que cinco ou até dez anos. Previsão para próximos dias é que mercado continue volátil. Banco central europeu e autoridades internacionais tapam buracos, mas não há mudanças estruturais significativas.
A situação de crise pela qual passa a Europa deve continuar a dar força para a grande volatilidade no mercado, de acordo com o economista e professor da FAAP,Tharcisio de Souza Santos."Estou muito pessimista. A situação na Europa é muito difícil e precisa-se de um processo de reestruturação muito amplo. Na minha opinião, a crise europeia não se conserta logo,e pode ser que leve cinco ou até dez anos para que isso aconteça", comenta.

Segundo o economista, o Banco Central europeu e as entidades monetárias internacionais vão aos poucos tapando os buracos que aparecem, mas não há a sensação de que está havendo mudanças estruturais importantes.

As eleições na Grécia, no próximo domingo,17, também contribuem com mais insegurança no mercado e criam expectativas na economia, podendo trazer uma possível saída do país da zona do euro, criando uma crise sistêmica que pode afetar muitos países. Para a agricultura brasileira,a saída da Grécia da zona do euro não é tão grave no curto prazo, de acordo com Tharcisio. " O Brasil tem uma agricultura extremamente competitiva e apesar do clima ter atrapalhado a produção de alguns produtos, o efeito seria relativamente pequeno. Seria mais complicado para os setores industriais", analisa.

Na opinião do economista, no patamar em que está, o dólar é útil para as exportações brasileiras porque o real não fica sobrecarregado. O valor da moeda deve ficar em torno de R$ 1,90 e R$ 2,10, dependendo da volatilidade do mercado.
Por: Thaís Jorge e Kellen Severo
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado