DA REDAÇÃO: Oferta aumenta e traz pressão aos preços da mandioca

Publicado em 28/06/2012 11:06 e atualizado em 28/06/2012 13:46
Mandioca: Oferta melhora e começa a pressionar cotações. No entanto, preços ainda remuneram produtor. Segundo semestre deve ter oferta menor, o que pode favorecer mercado.
Com a melhora do clima nessa semana, a mandioca teve uma retomada em seu ritmo de processamento, e além disso, já há muitos produtores buscando a liberação de áreas para plantio em algumas outras regiões, o que tem trazido pressão aos preços.

Segundo Fábio Isaias Felipe, Pesquisador do Cepea, a baixa nos preços ainda não está prejudicando o produtor. "De acordo com nossos últimos cálculos, a média da última semana, R$195,6, ainda tem remunerado a atividade", diz. De qualquer modo,a situação é preocupante para a próxima safra, principalmente quando são considerados os custos elevados da terra, com arrendamento e até mesmo mão de obra.

Para agentes do mercado, em um cenário positivo a próxima safra manteria a área de plantio. O cenário negativo, por sua vez, pode acontecer caso haja uma redução de cerca de 15% na área plantada no país.

Alguns setores já sentem a menor atividade da economia, e isso implica em menor consumo de amidos, segundo Fábio, o que acarreta uma pressão sobre os preços da raiz por parte das indústrias produtoras de fécula. 

Para o segundo semestre, a perspectiva é de uma menor oferta da raiz, o que pode favorecer o mercado.
Por: Thaís Jorge e Ana Paula Pereira
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado