DA REDAÇÃO: Fim das chuvas no Mato Grosso aumenta expectativa de produtividade do algodão

Publicado em 05/07/2012 10:34 e atualizado em 05/07/2012 13:10
Algodão: Chuvas já cessaram no Mato Grosso e plumas estão em fase inicial de colheita. Expectativa de produtividade é boa. Perdas de produção foram pequenas, em torno de 5% a 8%.
As chuvas que atingiram o plantio de algodão no estado do Mato Grosso já cessaram, o que contribuiu para que as previsões de produtividade das plumas aumentassem. De acordo com Jair Guariento,Presidente do Sindicato Rural da cidade de Primavera do Leste, espera-se produção de 280 a 300 arrobas por hectare.

"Acreditamos em bons resultados. A produtividade desse início de colheita é muito boa", diz Guariento.Segundo ele, a chuva prejudicou muito pouco as plantações, causando perdas pequenas de não mais que 5% a 8% das plumas.

Guariento revela que os produtores da região já se movimentam tentando planejar a próxima safra, que já conta com um grande número de fertilizantes comercializados.Segundo ele, no próximo período a área destinada à soja deve aumentar na região, já que a commodity está em uma situação muito privilegiada em termos de preço.

Além da oleaginosa estar em boa fase no mercado,outras culturas como o próprio algodão são comercializadas com valores que não cobrem nem ao menos o custo de produção, o que pode fazer com que haja uma diminuição de áreas para o plantio das plumas.


Por: Thaís Jorge e Ana Paula Pereira
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado