DA REDAÇÃO: Mercado de Commodities Agrícolas permanece em alta na Bolsa de Chicago

Publicado em 09/07/2012 13:48 e atualizado em 09/07/2012 16:34
Grãos: Mercado deve racionar demanda por soja, e por isso preços sobem nas máximas. Milho nos EUA já não tem como recuperar perdas. Situação pode ficar caótica caso a falta de chuvas persista na próxima semana. Estoques, que já eram apertados, se reduzem ainda mais.
O mercado de Commodities Agrícolas permanece em alta na Bolsa de Chicago, nesta segunda-feira (9). De acordo com o analista de mercado da Futures International, Pedro Dejneka, o principal fundamento, que contribui para esse cenário é o clima seco nos EUA.

“Há perspectivas de chuvas, mas não são abrangentes. A quantidade de chuva não será suficiente para hidratar o solo, e a umidade está muito baixa. A situação está muito complicada”, afirmou o analista.

O clima está tão seco, que para a cultura do milho, mesmo que chova, não há mais possibilidade de recuperação. “Agora só podemos evitar mais perdas”, afirmou Dejneka.

Já a oleaginosa, pode ter uma recuperação na produção, caso chova no país nas duas últimas semanas do mês de julho ou no início de agosto. “A situação do milho é muito mais caótica se comparado com a soja. Com a previsão de uma safra normal, a condição dos estoques da oleaginosa, para o segundo semestre já era complicada, imagina agora com a perda que está por vir”, explicou Dejneka.

Em decorrência dessa situação o mercado deve racionar a demanda, com isso as cotações permanecem elevadas. “A expectativa é que os preços continuem subindo, mas o mercado é muito volátil, não se sabe quando poderemos ter uma realização de lucros”, finalizou o analista.
Por: João Batista Olivi/ Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado