DA REDAÇÃO: Senadores aprovam texto base do novo Código Florestal

Publicado em 13/07/2012 12:51 e atualizado em 13/07/2012 15:19
Código Florestal: Senadores votaram a favor do relatório apresentado ontem, mas ainda há dilemas. Entre eles, está situação dos médios produtores, que podem perder 25% de seu território.Consolidação de áreas produtivas não está garantida e também é fator preocupante.
Foi aprovado, ontem (12), pela Comissão Especial, o texto base do novo Código Florestal apresentado pelo senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC). Foram 16 votos a favor e 4 obstruções, e os 343 destaques sobre a matéria deverão ser votados em agosto, após o recesso parlamentar.

Para o jornalista João Batista Olivi, “foi uma posição pragmática dos senadores, pois temos um prazo – dia 8 de outubro – e com o recesso parlamentar, talvez não haja tempo suficiente para analisar o relatório. E podemos vigorar esse texto base, que é pior do que a análise dos vetos”.
 
Em decorrência dessa situação, os senadores votaram a favor do relatório do senador, Luiz Henrique. “Mas, fica o dilema, por isso os deputados insurgiram com o texto, não podemos compactuar com a perda de território de área produtiva, ou todos ganham ou todos perdem”, afirmou o jornalista.

Segundo o texto base aprovado, os médios produtores irão perder 25% do seu território para realizar o reflorestamento das Áreas de Preservação Permanente (APP’s) em beira de rios. “Também há outras medidas, como a consolidação das áreas produtivas, que não está garantida e o Artigo 1º do enunciado. O Código Florestal foi feito pelos ambientalistas para proteger as áreas ambientais, ou para regulamentar e defender a produção, o artigo deve dizer o que é mais importante”, explicou João Batista. 

Ainda de acordo com o jornalista, agora é o momento de parlamentar, conversar e avançar. E o cenário é o Congresso Nacional. 

Por: Kellen Severo/ Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado