DA REDAÇÃO: Novo Código Florestal ainda gera incertezas e exigências do texto são inviáveis

Publicado em 17/07/2012 13:44 e atualizado em 17/07/2012 16:39
Código Florestal: Medida Provisória 571 impõe custos e exigências difíceis de serem cumpridas. Governo precisa fazer concessão ao produtor rural. Medidas podem criar maior indústria de multas do país.
As dúvidas e incertezas com relação às regras propostas pelo novo Código Florestal ainda preocupam os produtores rurais. De acordo com Ronaldo Caiado(DEM-GO), a Medida Provisória 571 impõe custos e exigências difíceis de serem cumpridas, e pode ser responsável pela maior indústria de multas do país.

"Ao invés de levar a paz no campo, a Medida 571 impõe ao produtor tantas exigências e tantos custos, que daqui há um ano eu quero saber quem deu conta de cumpri-las", diz. Na opinião dele, nem todos os produtores conseguirão cercar as APP's, plantando e reflorestando as áreas. "O custo disso é altíssimo, em um segmento que está altamente penalizado".

O deputado ainda argumenta que o Governo é extremamente benevolente com outros setores da economia, mas não faz concessões ao produtor rural. O custo de todas as licenças que o agricultor deve tirar, além do manejo florestal que deverá ser feito, serão medidas de difícil aplicação e de alto custo, segundo ele.

Para Caiado, as regras estabelecidas no Novo Código deveriam ser baseadas nas características de cada região, atendendo as reais necessidades do produtor e também do meio ambiente. Caso fosse adotada essa postura, a indústria das multas seria evitada.
Por: Thaís Jorge e Kellen Severo
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado