DA REDAÇÃO: Lavouras de mamão apresentam maior incidência de virose no Espírito Santo

Publicado em 27/07/2012 09:37 e atualizado em 27/07/2012 15:06
Mamão: Lavouras no Espírito Santo têm maior incidência do mosaico do mamoeiro nesta safra. Quebra na produtividade pode chegar a 30%, mas produção da região ainda tem qualidade.
Produtores de mamão do Espírito Santo relatam a incidência de uma virose do mamoeiro, conhecida como mosaico do mamoeiro ou mancha anelar. E a única forma de controle da doença é a eliminação da planta doente. Mas este ano, o índice de corte está muito acima do que tradicionalmente acontece. O corte médio de plantas fica em torno de 2 a 5% em anos normais, mas desta vez, está sendo feito em 25 a 30% das plantas. 

Segundo o engenheiro agrônomo e diretor técnico da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Papaya (Brapex), os produtores demoraram pra fazer o corte da planta doente logo no aparecimento dos primeiros sintomas, resultando em uma contaminação rápida e mais agressiva. 

Com isso, a quebra média na produtividade deve ser 25% de plantas com alto potencial produtivo. Plantas que não apresentam virose têm frutos com excelente qualidade.

Por: Ana Paula Pereira
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado