DA REDAÇÃO: Crise nos EUA mostra para o mundo a fragilidade do sistema produtivo

Publicado em 31/07/2012 13:15 e atualizado em 31/07/2012 17:36
Agronegócio: Falta estratégia por parte do Governo para solucionar crises no mercado interno.Perdas na safra de milho norte-americana impactam cenário do etanol e também da ração animal.Situação é dramática e soma-se à crescente demanda da China pelo cereal.Brasil deve aproveitar para negociar sua safra.
A seca que deteriora as lavouras nos Estados Unidos é uma das maiores da história do país. A soja norte-americana entra em fase de definições para o desenvolvimento da safra. Já no milho as perdas são irreversíveis, estima-se que a quebra seja acima de 50 milhões de toneladas.

Segundo o ex-ministro da Agricultura e Coordenador Centro do Agronegócio – FGV, Roberto Rodrigues, em decorrência dessa situação surgiram dois problemas, pois o milho norte-americano é utilizado para ração animal e para etanol de milho.

“Se o Governo decidir prestigiar o etanol, porque o etanol segura o preço da gasolina, irá faltar comida para os frangos e suínos, o que consequentemente via aumentar os preços da carne no país, e abre espaço para o Brasil”, explicou o coordenador.

Caso o Governo invista na ração para os animais, irá faltar milho para o etanol, e a cotação da gasolina vai subir juntamente com a inflação. Devido a esse cenário, a situação do país é dramática.

Além desses fatores existe a crescente demanda da China, inclusive por milho. “Daqui a cinco anos, a China irá importar 50 milhões de toneladas do cereal. Então o cenário mundial, com os preços subindo, e com risco de intervenção, mas que abre um espaço para o Brasil fantástico”, afirmou Rodrigues.

Ainda de acordo com o coordenador, a seca americana mostrou para o mundo a fragilidade do sistema produtivo e que é fundamental ter estratégia a longo prazo, o que não existe no Brasil. “A crise  nos Estados Unidos é uma oportunidade para o Brasil”, finalizou o ex-ministro.

Por: João Batista Olivi/ Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado