DA REDAÇÃO: Mercado de Commodities Agrícolas pode apresentar novas altas

Publicado em 07/08/2012 13:56 e atualizado em 07/08/2012 15:17
Grãos: Fundamentos ainda indicam retomada de altas, mesmo com possibilidade de relatório baixista do USDA, na sexta-feira(10). Mercado está aguardando dados definitivos para se posicionar. Altas ainda não foram registradas neste ano e a dimensão dos estragos ainda não é totalmente conhecida.
O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) divulgou ontem (6), o relatório de acompanhamento da safra no país. Na soja, somente 29% das lavouras estão em boas condições, já no caso do milho, 50% das lavouras estão em condições ruins.

Para o analista da Futures International, Pedro Dejneka, após as fortes altas registradas nas últimas seis semanas, o mercado está esperando maiores notícias para definir a próxima tendência.

O mercado também aguarda a divulgação do relatório do USDA, que será publicado na próxima sexta-feira (10). “Estamos esperando a definição do clima para a semana que vem, pois a soja está sendo formada agora, nos próximos 5 a 7 dias. E agora temos que ver o clima e o relatório”, afirmou Dejneka.

Mas, o analista sinaliza que mesmo com a possibilidade do relatório baixista do USDA, os fundamentos ainda indicam retomada de altas. “A não ser que o clima vire durante o mês de agosto e tenhamos chuvas suficientes para as lavouras”, explicou.

Ainda de acordo com Dejneka, as altas ainda não foram registradas neste ano e a dimensão dos estragos ainda não é conhecida. “O momento é de especulação sobre quais serão as perdas nas lavouras norte-americanas, no entanto, a demanda continua aquecida. Os preços subiram tentando racionar a demanda, porém, a China já voltou a comprar soja”, disse.

Segundo o USDA, a China comprou 106 mil toneladas da oleaginosa dos Estados Unidos. “A demanda ainda é forte e teremos que racioná-la”, frisou o analista.

Por: João Batista Olivi/ Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado