DA REDAÇÃO: Produtores rurais de Ilhéus (BA) perdem suas terras para etnia indígena

Publicado em 09/08/2012 14:59 e atualizado em 09/08/2012 17:27
Terras indígenas: Conflito iminente em Ilhéus (BA), onde nova etnia apontada pela Funai (Tupinambas de Olivenca) ganham terras que hoje são usadas por 22 mil pequenos produtores rurais. A revolta entre a população deve redundar em ocupação do aeroporto de Ilhéus, prevista para amanhã.
Etnia criada pela FUNAI, em 2009 – Tupinambá de Olivença - ganha o direito de reaver terras em Ilhéus (BA), que hoje são ocupadas por 22 mil pequenos proprietários. Segundo o presidente da Associação de Pequenos Agricultores da cidade, Luiz Henrique Uaquim da Silva, na área de 47 mil hectares, existe 90% de agricultura familiar.

“Esse é o modelo que irá erradicar a forma e a miséria no Nordeste. E não há número de índios suficientes para ocupar as terras, então estão recrutando traficantes e formando quadrilhas para invadir as propriedades”, explicou o presidente.

Em decorrência desse cenário, cerca de 5 mil representantes das famílias irão ocupar o aeroporto de Ilhéus, nesta sexta-feira (10). O objetivo é mobilizar as autoridades para a situação dos produtores, e tentar resolver esse impasse.

“Dentro dessa mesma área temos assentamentos do INCRA, associações de negros, que conquistaram suas escrituras com o suor do rosto e os calos nas mãos. Não vamos entregar nada de graças para ninguém”, finalizou Silva.

Por: João Batista Olivi/ Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado