DA REDAÇÃO: Cotações do café devem se recuperar no médio prazo

Publicado em 14/08/2012 16:30 e atualizado em 14/08/2012 18:26
Café: Mercado devolve ganhos de julho com avanço da colheita e sentimento de melhora na safra brasileira. Preços devem permanecer pressionados no curto prazo, mas definição na safra do Brasil pode trazer melhoras nas cotações.
Os contratos futuros do café negociados na Bolsa de New York fecharam em queda acentuada nesta segunda-feira (13), a maior queda desde o mês de julho. Para o analista da XP Investimentos, Rodrigo de Assis Dutra, o contrato de setembro/2012 está próximo de vencer, então os fundos começam a fazer a rolagem do contrato dezembro/2012.

“Quando esse movimento acontece há uma desvalorização das cotações até por conta da rolagem. Além disso, o cenário externo colabora para essa sustentação dos preços, e também o clima mais firme favorece a colheita, então o mercado já se sente mais ofertado”, explicou Dutra. 

E mesmo com o excesso de chuvas e, com a quebra na qualidade dos grãos, o mercado não conseguiu dar sustentação às cotações e aguarda números mais precisos sobre o tamanho da quebra na safra brasileira. “Mas, os estoques estão baixos, no curto prazo até a rolagem desses contratos, provavelmente o café deve continuar pressionado”, afirmou o analista.

No entanto, a definição da safra no Brasil pode trazer melhoras nas cotações. “Os fundos de investimentos continuam se desfazendo de posições vencidas, o que mostra que o café encontrou um fundo, e o preço do café pode valorizar”, disse Dutra.

Ainda de acordo com o analista, os produtores que estiverem mais capitalizados e conseguirem realizar a estocagem dos grãos nesse primeiro momento, irão conseguir auferir bons preços no médio prazo.
Por: Ana Paula Pereira/ Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado