DA REDAÇÃO: Brasil, Argentina e Paraguai não terão soja disponível até início de março/2013

Publicado em 16/08/2012 09:39 e atualizado em 16/08/2012 13:21
Grãos: Brasil,Argentina e Paraguai não terão soja disponível até início de março.Tendência é altista, mas não se deve colocar alvo nos preços. É necessário entender a demanda por trás dos valores.Mercado está saindo do foco climático e passa a ser guiado pela demanda.
O Brasil,a Argentina e o Paraguai não devem ter soja disponível pelo menos até o início de março de 2013. A falta do produto no mercado vem impulsionada pela quebra na safra norte americana de grãos, ocasionada pela maior seca dos últimos anos no país.

A tendência para o mercado continua sendo altista, de acordo com o analista da Futures International, Pedro Dejneka. Ele lembra, no entanto, que é difícil colocar um alvo para os preços, pois ainda há muitos fatores influenciando o cenário.Para Dejneka, o mercado já entendeu o tamanho da quebra da oferta, e agora precisa compreender qual a demanda por trás dos preços atuais.

O analista explica que o clima, agora, já não é necessariamente uma questão importante. Isso porque o milho já teve suas perdas consolidadas, e a soja praticamente também, com apenas leves chances de evitar mais perdas."Estamos saindo de um mercado climático para um mercado de demanda", define Dejneka.

O momento, segundo ele, é de ações com calma e cautela por parte do produtor rural."É hora de analisar o mercado como um todo.Não é hora de analisar dia a dia.Os fundamentos a médio prazo são extremamente altistas",diz.

A orientação aos produtores é que não tentem atingir o pico do mercado, e sim trabalharem de acordo com suas margens."Os preços estão recordes.Não adianta ficar esperando chegar 30% de alta para depois vender,temos que tomar cuidado com isso", finaliza.

Por: Thaís Jorge e Kellen Severo
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado