DA REDAÇÃO: Áreas de plantio de soja irão aumentar 15% no MS

Publicado em 12/09/2012 14:15 e atualizado em 12/09/2012 16:51
Soja: Área de plantio no MS vai aumentar 15%, chegando a 2 milhões de hectares. É preciso aproveitar bons preços para plantar com mais recursos próprios, dependendo menos de instituições financeiras.
O estado do Mato Grosso do Sul irá aumentar em 15% a área de plantio da soja, chegando a 2 milhões de hectares. Segundo o diretor da Aprosoja MS, Lucas Galvan, é um momento de cautela, mas os produtores estão entusiasmados com os bons preços da oleaginosa.

“Temos que aproveitar os bons preços para fazer a lição de casa, saldar nossos passivos, colocar a casa em ordem, e quem sabe na próxima safra, inclusive plantar com maior recurso próprio e depender menos de instituições financeiras, e tendo mais lucratividade no bolso dos produtores”, afirmou Galvan. 

O diretor sinaliza que, o Brasil tem um caminho promissor nos próximos anos, é o momento do agronegócio que será a mola propulsora do desenvolvimento brasileiro. Além disso, os produtores do MS são os menos endividados no país.

“O produtor do estado é bem consolidado, estão enraizados na produção, são produtores ousados, mas com muita técnica, com muito planejamento. É um momento de planejamento, de melhorar as rentabilidades, estruturar a produção”, afirmou Galvan.

Além disso, o diretor acredita que o Brasil será o grande celeiro mundial na produção de alimentos, e mesmo com a crise em alguns países, a demanda por alimentos continua crescendo, assim como a por vestimentas, biodiesel, etanol, energia.

“Aqui temos condição de atender essa demanda mundial, acredito que daqui a 40 anos, tenhamos um país estabilizado com produtores valorizados e com boa rentabilidade”, argumentou o diretor.

Já a Aprosoja MS, que foi fundada em 2007, Galvan diz que está passando por um momento de estruturação. “Temos grandes desafios de levar o agronegócio para o meio urbano e esses são os nossos pilares, informação ao nosso produtor e reconhecimento a importância do agronegócio para a sociedade brasileira”, finalizou.
Por: João Batista Olivi/ Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado