DA REDAÇÃO: Rally da Pecuária observa piora nas pastagens na primeira etapa do circuito

Publicado em 13/09/2012 11:31 e atualizado em 13/09/2012 13:55
Rally da Pecuária: Piora nas pastagens e no gado em função da maior lotação deste ano são verificadas na primeira etapa do Rally, que visitou os estados de Goiás, Tocantins, Pará, Mato Grosso e Rondônia. Circuito acontece até 1º de outubro.
O Rally da Pecuária, que começou no dia 23 de agosto, já teve sua primeira etapa concluída, e o destaque ficou por conta da observação do estado das pastagens e do gado, que apresentam piora em função da maior lotação deste ano.

De acordo com Maurício Palma Nogueira, da Bigma Consultoria, os dados sobre a piora nas condições de pasto e dos próprios bois ainda não foram calculados estatisticamente, mas o cenário existe, e pode resultar em uma carga um pouco maior de animais no pasto neste ano em comparação a 2011.

"Apesar de ter chovido por mais tempo este ano, o volume de chuvas não foi suficiente para melhorar o lençol freático", diz Nogueira. "Então o pasto ficou mais verde mas faltou água para o gado", completa.

Com relação à integração lavoura-pecuária, Mato Grosso é o estado que mais avança na prática, e  há projetos em Rondônia e no Tocantins.

Nogueira também destaca a possibilidade de retorno na intenção de confinamento, e comenta que o volume de animais confinados tende a ser maior que em 2011,devido a mudança no cenários dos preços em agosto.

A equipe que faz parte do Rally da Pecuária já visitou os estados de Goiás, Tocantins, Pará, Mato Grosso e Rondônia.

Por: Thaís Jorge e Ana Paula Pereira
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado