DA REDAÇÃO: Soja encerra o pregão na Bolsa de Chicago em alta

Publicado em 13/09/2012 17:29 e atualizado em 13/09/2012 19:05
Soja: cotações revertem tendência no final da sessão em Chicago com anúncio do plano para aquecimento da economia nos EUA. Mercado acredita que medidas podem estimular a volta dos investimentos em contratos de risco, como commodities agrícolas.
Nesta quinta-feira (132) os futuros da soja negociados na Bolsa de Chicago encerraram positivamente. Apesar de ter operado quase toda a sessão no vermelho, no final do pregão recuperou e fechou em alta.

Segundo o analista da Agrinvest, Marcos Araújo, o mercado iniciou a sessão com uma correção técnica, e permaneceu assim por um bom período, frente ao movimento de ontem (12), após a divulgação do relatório do USDA.

No entanto, com as medidas do Governo norte-americano para estimular o mercado imobiliário e a continuidade da Operação Twist movimentaram o mercado de Commodities Agrícolas. O analista sinaliza que essas medidas promovem um investimento maior, e um consumo, que gera mais emissão de dólares.

“Com isso ocorre uma depreciação do dólar e isso é favorável para as commodities e os investidores entram no mercado acionário e aumenta o apetite por risco, subindo dessa forma também as commodities e a soja fechando no positivo”, explicou Araújo.

Além disso, outro fator que também contribuiu para esse movimento altista foi o anúncio por parte do Governo dos EUA, de que os juros irão ficar próximos a 0% até 2015. Do mesmo modo, o fortalecimento do mercado físico norte-americano influenciou essa melhora nas cotações.

“O produtor está com resistência em vender, e com as últimas quedas não está fácil comprar o produto por lá. E também esse fato de que o produtor no Brasil já vendeu cerca de 50% da safra 2012/2013, estão com resistência grande e o mercado é pouco ofertado, por isso tem um movimento de maior valorização da safra nova”, afirmou Araújo.

Ainda de acordo com o analista, a entrada da safra física norte-americana no mercado pode pressionar, pois historicamente é um período de baixa. Em decorrência desse cenário, a tendência a curto prazo é baixista, mas os estoques dos EUA são baixos e o país corre risco de no próximo verão ter que importar oleaginosa da América do Sul.

“Produtor está seguro no mercado, mas o mercado pode trazer surpresas negativas então se proteger na Bolsa é importante, acredito que deve se proteger e esperar o movimento de alta que tende a vir depois de dezembro”, orientou Araújo.

Já os produtores que ainda tiver oleaginosa devem comercializar, uma vez que, não é vantajoso manter a soja armazenada. “O produto está mais valorizado agora do que mais para frente, e repor esses estoques, então vende a soja e aplica o dinheiro e compra seguro de alta de preço na bolsa”, finalizou o analista.

Por: Aleksander Horta / Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado