DA REDAÇÃO: Cresce o número de comercializações de café

Publicado em 18/09/2012 15:20 e atualizado em 18/09/2012 16:15
Café: Cenário é de volatilidade nas cotações de Nova York. Produtor praticamente não realizou vendas em agosto. A partir da semana passada, comercialização aumentou. Produtores é que vão ditar o nível do mercado através das decisões em vender ou segurar o produto.
O mercado de café permanece volátil, na semana passada o grão encerrou com alta de mais de 1000 pontos na Bolsa de Nova York. Para o superintendente comercial da Cooxupé, Lúcio Dias, são vários pontos envolvidos no mercado que contribuem para esse cenário de instabilidade.

“Como a previsão de chuvas para a próxima semana, a posição dos fundos, o mercado bastante ativo o que causa bastante volatilidade com tudo o que está acontecendo no mundo, e é o mundo da commodity do café para a gente operar”, afirmou Dias.

Em decorrência desse cenário, no final de agosto o mercado ficou travado, os produtores não venderam quase nada e realizaram estocagem até o início de setembro. Mas, a partir da semana passada quando o mercado evoluiu e voltou a operar acima de R$ 400,00 os cafeicultores retornaram ao mercado e realizaram um pouco.

“Se o mercado cair o pessoal para de vender, e o mercado recuperando os produtores voltam a participar. O mercado estava de férias e agora voltou a operar na semana passada, começou a ficar mais ativo, muitas pessoas interessadas e muitos negócios acontecendo”, explicou Dias.

O superintendente ainda sinaliza que para o mercado evoluir e as cotações chegarem a R$ 500,00, irá depender dos produtores brasileiros. “Eles irão ditar o nível que é bom para eles”, finalizou.

Por: Kellen Severo/ Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado