DA REDAÇÃO: Demanda por soja continua alta e preços podem se recuperar

Publicado em 28/09/2012 09:12 e atualizado em 28/09/2012 16:52
Grãos: Dados sobre estoques trimestrais de soja e milho serão divulgados nesta sexta-feira (28). Tendência é que sessão de hoje na CBOT seja volátil. Indecisão do mercado quanto ao tamanho da safra e avanço na colheita pressionam mercado. Demanda continua alta e preços devem se recuperar.
O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) irá divulgar dados na manhã desta sexta-feira (28) sobre os estoques trimestrais de soja e milho. De acordo com o operador de mesa, Flávio Oliveira, a expectativa é de um relatório um pouco confuso.

“Como a colheita de milho está adiantada esse ano, o mercado tem certo receio que a contagem desses estoques incluam a mercadoria nova. Pode ser que os estoques de milho venham acima do esperado em cima dessa expectativa de contagem de mercadoria nova”, explicou Oliveira.

Em decorrência desse cenário, a tendência é que a sessão de hoje na CBOT seja volátil, principalmente na soja. O operador sinaliza que há uma indecisão do mercado quanto ao real tamanho da safra norte-americana e o avanço na colheita contribui para pressionar as cotações no mês de setembro.

“No entanto, acreditamos que depois de uma colheita de cerca de 70% e 80% tanto na soja como no milho, o mercado irá cair em si, a safra é pequena, a demanda é crescente e o mercado tende a ter uma recuperação de preços”, afirmou Oliveira.

Ainda de acordo com operador, em setembro houve vendas técnicas, somando-se a isso o avanço na colheita, e os fundos saindo das posições compradas e liquidaram bastante durante o mês. “Então, acreditamos que a partir de meados de outubro, essa pressão vendedora possa esfriar o mercado tende a ter uma recuperação de ecos diante do fundamento da safra pequena nos EUA, a demanda crescente e os estoques baixos”, disse.

Por: Kellen Severo/ Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado