DA REDAÇÃO: Fator climático no sul do país tem eventos previsíveis

Publicado em 02/10/2012 13:54 e atualizado em 02/10/2012 16:13
Clima: Fator climático no sul tem eventos previsíveis. Em setembro, última geada deve ser em torno do dia 20. É preciso trabalhar com lógica de manejo e escalonamento de culturas para garantir estabilidade de renda ao produtor.
O Rio Grande do Sul sofre com as adversidades climáticas. Na safra de verão foram registradas perdas de cerca de 40% na produção, em função da estiagem. Já na semana passada fortes chuvas e geadas prejudicaram as lavouras de trigo e milho no estado. 

De acordo com o gestor técnico da Cooplantio, Dirceu Gassen, na agricultura no sul do país, três fatores fundamentais estabelecem a rentabilidade, o primeiro é o preço, o segundo é o clima e por último é investimento em conhecimento. 

“No sul temos o fator climático, que não tem controle do ponto de vista de evitar geadas e chuvas fortes, mas tem eventos previsíveis. Está claro que em setembro, temos a geada, na terceira semana isso é normal, que em outubro será o mês que mais chove e no verão teremos períodos de estiagem, seca”, explicou Gassen. 

Em decorrência dessa situação, o gestor afirma que é preciso trabalhar em cima da lógica de manejo, de escalonamento, distribuição de culturas, rotação de culturas para garantir uma estabilidade de renda média. 

E os prejuízos registrados nas lavouras de milho esse ano, ocorreram em função do período de agosto e setembro que foram mais secos e que permitiram o adiantamento da semeadura do cereal. “Com isso, tivemos uma maior área de milho plantada cedo no estado e tivemos os prejuízos”, afirmou o gestor. 

Do mesmo modo aconteceu com as lavouras de trigo, que devido à temperatura elevada o plantio foi adiantado. Ainda no milho existe outro problema, os produtores estão indecisos se replantam o cereal ou plantam a soja. 

No entanto, os agricultores que já utilizaram o herbicida nas lavouras de milho, só poderão cultivar a soja, após dois meses e chuvas de mais de 300 milímetros, caso contrário o defensivo pode afetar a oleaginosa. 

Ainda de acordo com o gestor, em algumas regiões os danos foram totais. A Emater acredita que as perdas possam chegar a 25% no estado. Devido a essa situação, a grande preocupação é com as espigas de trigo, que aparentemente estão verdes, mas podem ter grãos danificados e essa variação irá acontecer dentro da espiga. 

“É necessário esperar, e a princípio não há nenhuma prática para adotar na lavoura apara reverter esse dano, é necessário esperar mais uns dias e ver como ficará a situação”, falou Gassen.

O gestor também sinaliza que é necessário inserir alguns aspectos de estabilidade na renda, e o problema não é somente o agricultor que deixa de gerar lucros, mas toda a cadeia produtiva. É necessária a utilização do seguro, que é um insumo necessário e que precisa ser calculado no custo de produção, conforme disse. 

“Temos algumas coisas para evolui na área técnica, de manejo, no planejamento e na lógica de seguro para garantir estabilidade de renda não só para o agricultor, mas também para toda a economia e a cadeia envolvida com o produtor”, argumentou Gassen. 
Por: João Batista Olivi/ Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado