DA REDAÇÃO: Produtores questionam validade da patente das tecnologias da Monsanto

Publicado em 17/10/2012 14:53 e atualizado em 17/10/2012 18:18
Royalties: produtores questionam a validade da patente da Monsanto da tecnologia RR1 de soja. Para os agricultores a patente da empresa teria vencido em agosto de 2010. Caso seja comprovado que os royalties venceram em 2010, empresa terá que devolver os valores que foram pagos indevidamente.
A Monsanto divulgou nesta quarta-feira (17) uma nota oficial afirmando que está tentando reverter à decisão do Tribunal de Justiça do Estado de MT que suspendeu temporariamente a cobrança dos royalties pela tecnologia RR1 de soja para todo o Brasil. 

De acordo com Alex Nobuyoshi Utida, presidente do Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis,  os produtores não são contra a cobrança dos royalties, mas questionam nessa ação judicial que a Famato e os Sindicatos Rurais de MT ingressaram contra a Monsanto, a validade da patente. 

“Estamos convictos de que a patente venceu em agosto de 2010. Então a partir de setembro de 2010 a Monsanto não teria mais direito de cobrar os royalties. E no dia 8 de outubro conseguimos uma liminar no tribunal, e a empresa entrou com um pedido de reconsideração, que foi negado pelo desembargador”, explicou Utida. 

E caso seja comprovado que os royalties venceram em 2010, a multinacional terá que devolver os valores cobrados indevidamente. O presidente acredita que esse valor pode chegar a R$ 3 bilhões. 

O presidente também sinaliza que os produtores são favoráveis a biotecnologia, e inclusive a tecnologia Intacta. “Queremos que a Intacta venha, logicamente com as devidas seguranças comerciais e sanitárias que o produto poderá ser exportado para os principais mercados consumidores, como a China”, afirmou. 

Ainda na visão do presidente, é preciso fomentar esses investimentos em pesquisas, uma vez que são fundamentais para que o país continue competitivo no mercado. “São questões que temos que discutir, pois temos que crescer e os fóruns como o da Soja Brasil são importantes para que grandes diretrizes sejam tomadas”, acredita Utida. 

Plantio em Campo Novo do Parecis – O plantio da soja está atrasado, haja vista que as chuvas em algumas regiões ainda não foram suficientes. Cerca de 20% da oleaginosa já foi plantada e os produtores estão tentando antecipar o plantio de forma consciente.

“Esperamos que o plantio evolua de mais rápida daqui para frente. E a previsão é que haja uma chuva melhor amanhã (18)”, finalizou o presidente. 
Por: João Batista Olivi/ Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado