DA REDAÇÃO: Em Ipiranga do Norte (MT), expedição “Soja Brasil” discute as leis trabalhistas no campo

Publicado em 05/11/2012 17:58
Soja Brasil: expedição chega a Ipiranga do Norte (MT) e acompanha discussao sobre os impactos das leis trabalhistas no campo. Produtores evitam gerar empregos, temendo as consequencias das leis trabalhistas.
Expedição “Soja Brasil” chega a Ipiranga do Norte, no médio norte do Mato Grosso, para discutir as relações trabalhistas no campo, além de acompanhar o desenvolvimento da safra na região. Vale lembrar que o município ficou bastante conhecido pelo movimento “Grito do Ipiranga” organizado pelos produtores contra os baixos preços da soja.
Na comitiva, o presidente da Aprosoja Brasil, Glauber Silveira, avalia a situação desregrada da atual legislação brasileira que obriga produtores rurais ao não-cumprimento para com as relações trabalhistas. Atualmente, mais de 35 Normas Regulamentadoras (NR’s) dificultam a formalidade da qualidade empregatória no campo, como a exigência de treinamento de 15 dias antes do início das atividades agrícolas.
Silveira enfatiza que projetos para mudar as leis estão acontecendo no Congresso Nacional, uma vez que a maioria dos eventuais empregadores está concentrada em agricultura familiar. E, diante da comodidade em manter engessado o avanço das leis na prática do campo, afirma que infelizmente esta é a realidade do campo.
Por: Juliana Ibanhes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado