DA REDAÇÃO: Chuvas de manga comprometem safra cheia de soja em Marialva (PR)

Publicado em 23/11/2012 09:33 e atualizado em 23/11/2012 12:47
Safra 2012/13: Em Marialva (PR) plantio da soja está concluído, mas chuvas demanga prejudicam desenvolvimento das lavouras. Safra não será cheia na região. Soja ganhará área de milho e pecuária no município. Saca da oleaginosa disponível é negociada a R$67.
Em Marialva (PR), produtores enfrentam momento de instabilidade climática. Chuvas de manga levam precipitações em excesso para algumas localidades, enquanto outras registram déficit hídrico, levando já ao replantio da lavoura. “Temos áreas com paralisação do crescimento da soja e outras em pleno desenvolvimento vegetativo, com boas expectativas de produção”, afirma o presidente do Sindicato Rural, Lindalvo José Teixeira.

Apesar de plantio concluído, é certo que em Marialva não haverá safra cheia de soja. De acordo com Teixeira, há germinação normal, mas desenvolvimento está sendo afetado pela falta de chuvas que já chega há 10 dias, embora previsões indiquem precipitações no final de semana. “Época é crucial para a soja, estamos em desenvolvimento vegetativo e a formação de raízes da soja”, explica.

Soja no município ganhou áreas do milho e das pastagens nesta temporada. Segundo o sindicalista, muitos pastos foram mecanizados para plantio da soja em função dos bons preços.

Cerca de 35% da safra futura da soja foi negociada antecipadamente na região de Marialva.

Por: Ana Paula Pereira
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado