DA REDAÇÃO: Ausência de chuvas no Sul do Brasil sustenta preços em Chicago

Publicado em 26/11/2012 13:48 e atualizado em 26/11/2012 16:28
Grãos: fenômeno climático do El Niño chegou a ser sinalizado, mas segundo meteorologistas situação nesse momento é de neutralidade com chuvas próximas do normal. Novo cenário abre espaço para veranicos, principalmente, na região Centro-Sul do país. Ausência de chuvas no Sul volta a preocupar e traz suporte aos preços em Chicago.
Segundo o analista de mercado da Safras & Mercado, Flávio França Junior, o fenômeno climático do El Niño que a ser sinalizado no início da safra, mas para os meteorologistas a situação, agora, é de neutralidade com chuvas próximas do normal.  Com esse novo cenário climático aumenta a possibilidade de veranicos, especialmente, no Centro-Sul do país, no RS, SC, parte do PR, parte sul do MS e oeste de SP.

“Voltamos a ter ameaça, abre espaço deixa o mercado cria um clima de incerteza em relação à safra. Nesse momento, as chuvas estão normalizadas na região Central, região Norte e Nordeste, o plantio está bem e existe uma preocupação no Sul brasileiro onde as chuvas estão escassas, o que volta a preocupar e isso traz suporte aos preços em Chicago”, afirmou França. 

Neste início de semana, as commodities agrícolas operam em alta. A soja lidera com os ganhos com mais de 4 pontos nos principais vencimentos. Ainda na visão do analista, apesar das adversidades climáticas, não é possível afirmar que há perdas na soja, diferentemente da cultura do milho. 

“Temos perdas no milho na safra de verão, existem lavouras que perderam e não serão replantadas. Esse problema atrapalha também a safra de inverno de milho. Já na soja, acho que temos perdas de potencial em algumas regiões”, disse o analista. 

Por outro lado, o analista destaca que é relativamente normal em um país como o Brasil registrar perda em algumas localidades dada a sua extensão territorial. Mas essa situação serve para trazer sustentação aos preços em Chicago haja vista que o mercado internacional tem sua atenção voltada para duas variáveis, o clima na América do Sul e o avanço na demanda no EUA. 

As notícias a respeito da demanda são boas, e os estoques norte-americanos continuam apertados, portanto, o mercado via suportado via demanda, conforme explicou França. “Essas notícias irão se alternar agora, e a volatilidade volta a ser uma realidade no mercado nas próximas semanas. Porém, o suporte entre o intervalo deve ser entre US$ 13 e US$ 14 e não tende a se modificar, mesmo com as altas no final da semana passada e início dessa semana”, finalizou França. 
Por: João Batista Olivi/ Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado