DA REDAÇÃO: Soja tem bom desenvolvimento em Tapera (RS), enquanto milho registra perdas em função de geada

Publicado em 06/12/2012 09:29 e atualizado em 06/12/2012 13:45
Safra 2012/13: Lavouras de soja têm bom desenvolvimento em Tapera (RS) com regularidade das chuvas, mas milho registra perda de área em função da geada que levou ao replantio do grão ou a migração de áreas para outras culturas.
Plantio da soja está praticamente concluído em toda a região do planalto médio do Rio Grande do Sul com 85% da planta já germinada. Segundo o prefeito de Tapera (RS), Ireneu Orth, primeiras lavouras plantadas estão em fase de crescimento e clima tem corrido relativamente bem, o que oferece boa perspectiva de produção. No entanto, em algumas localidades, intervalo sem chuvas levou ao replantio da oleaginosa.

Já o milho verão começou a safra com problemas. Tempestades e geadas no final de setembro praticamente liquidaram as lavouras no município. Cerca de 70% do milho precisou ser replantado, mas fora da época ideal e com qualidade menor da semente. Os outros 30% foram destinados ao plantio da soja, aumentando ainda mais sua área no município. Quebra da produtividade do milho na última safra também desestimulou cultivo.

Nesta temporada, produtores comercializaram menos soja em relação à safra 2011/12 em função da dificuldade no cumprimento dos contratos com a seca. Ainda sim, negociações da soja nesta safra já atingem percentual expressivo.

Por: Ana Paula Pereira
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado